top of page

Unicórnio

Unicórnio invadiu as decorações tanto para as festas infantis como para festas de adultos, fui pesquisar o que significa este cavalo branco gracioso com um chifre no meio da cabeça.

Unicórnio é uma criatura mitológica, representada pela forma de um cavalo, normalmente branco, e com um grande chifre em espiral no centro da cabeça.

Este ser fantástico é considerado um símbolo de pureza, castidade e força, aparecendo nas narrativas medievais como um animal extremamente dócil e próximo das donzelas virgens.

Aliás, segundo as histórias descritas nos bestiários gregos, os unicórnios eram seres tão puros e dóceis que apenas as mulheres virgens podiam se aproximarem desses animais.

Etimologicamente, a palavra “unicórnio” se originou a partir do latim unicornis, que significa literalmente “um único chifre”.

O unicórnio alcançou grande popularidade na China Antiga e na Europa, e tornou-se um mito e símbolo de boa sorte. Ao longo dos anos, várias foram as descrições deste ser mitológico, sendo a presença de um enorme chifre na cabeça uma das características em comum.

De acordo com a mitologia, os unicórnios têm poderes mágicos e milagrosos, principalmente o seu chifre, considerado a parte mais importante de seu corpo, e o sangue.

Ninguém sabe ao certo quando a lenda do unicórnio surgiu, mas a sua popularidade cresceu a partir do período medieval. A figura do unicórnio estava diretamente ligada à religião católica, por representar a virgindade da mãe de Jesus, além do milagre de encarnação de Deus através do ventre imaculado da Virgem Maria.

Assim como na Idade Média, a figura mítica dos unicórnios continua fascinando as pessoas na literatura contemporânea. Livros famosos como “Harry Potter”, da escritora J. K. Rowling, e de outros escritores conhecidos, como Peter S. Beagle, Lewis Carroll e C.S. Lewis retratam a lenda dos unicórnios no universo criado para as suas histórias.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page